logo gsc

Blog Caetano

Como encontrar o emprego de sonho?

Encontrar o emprego de sonho é uma tarefa que exige muito autoconhecimentopersistência e criatividade.  Mas não tem de ser um pesadelo! Com a ajuda deste artigo vais reunir as ferramentas necessárias para correres atrás dos teus sonhos.  

Para encontrares o emprego de sonho é preciso conheceres os teus sonhos, paixões e ambições. É importante que nos questionemos sobre o que nos faz feliz? Em que ambiente queremos trabalhar? Fazer uma lista pode ser um bom começo. Nela podes incluir tudo o que desejas num emprego ideal – localização, função, cultura empresarial, horários e salário, por exemplo. Para definirmos um sonho é preciso estar a par de todos os pormenores. Agora que já tens uma ideia concreta do teu emprego de sonho é o momento de começares a procurar.  

Antes de procurar o emprego de sonho, lembra-te: 

Há algumas questões que deves ter em conta antes de começares a procurar o emprego de sonho. Mantém a persistência. Estás prestes a começar uma aventura desafiante, mas que vai valer a pena. Afinal, vais concretizar um sonho! O importante é teres em mente que encontrares o teu emprego de sonho leva algum tempo e que não basta sonhar – é preciso concretizar.  

Vivemos num mundo repleto de mudanças. Os tempos mudaram e os nossos sonhos também. As novas gerações procuram viver a vida de modo diferente e anseiam passar por várias experiências profissionais ao longo da vida. Por isso, o conceito de emprego de sonho tem significados diferentes para cada pessoa e é certo que podes ter mais do que um emprego para alcançares o teu sonho. O que as pessoas procuram é o modo como o emprego pode encaixar na vida pessoal e não o contrário. 

Mas, afinal, como posso encontrar o meu emprego de sonho? 

1. Conhece-te 

Se há algo que é fundamental quando procuramos o nosso emprego de sonho é o autoconhecimento. Só quando estamos conscientes daquilo que para nós significa sucesso conseguimos procurar aquilo pelo qual sempre sonhamos. O sucesso é um conceito subjetivo para cada pessoa. Para muitos pode ser sinónimo e um salário elevado, para outros de mais tempo livre, liberdade financeira, possibilidade de trabalhar em qualquer parte do mundo, entre outros fatores. O importante é que definas o teu próprio conceito e procures em função disso mesmo.  Quando te conseguires imaginar na tua situação de trabalho ideal, não restarão dúvidas daquele que será o teu emprego de sonho. Aí chega o momento de começares a procurar. 

2. Descobre a tua vocação 

Ainda dentro da onda do autoconhecimento, é importante que conheças a tua vocação (ou vocações). Aqui há um mundo por explorar. Deves fazer um balanço dos teus pontos fortes e fracos e teres consciência dos teus talentos. Quais são as atividades que mais te dão prazer? Quais as tuas áreas fortes? É preciso refletires sobre estas questões, para facilitar a procura. Todos nascemos com uma personalidade única, que nos dá características especiais. Ao longo da vida vais descobrir quais as tuas vocações e podes até uni-las para encontrares o teu emprego de sonho. No fundo, conhece-te. Só assim vais conseguir descobrir qual o teu emprego de sonho.   

3. Procura ajuda de um profissional 

Sabemos que o autoconhecimento não é um mundo fácil de explorar. Por isso, em certos casos a ajuda de um profissional pode tornar tudo mais claro e simples. Se sentires que não consegues descobrir qual é o teu emprego de sonho, um psicólogo vai ajudar, através de testes psicotécnicos e vocacionais e outros mecanismos. Lembra-te que os psicólogos estão cá para ajudar e podem ajudar e encontrar o emprego que mais se encaixa com a tua personalidade e desejos.  

4. Sabe onde procurar 

Na hora de procurar emprego é fundamental seres seletivo na escolha dos sites de ofertas de emprego. Num mundo onde a informação é abundante, facilmente somos inundados por anúncios e ofertas confusas, que nem sempre vão ao encontro daquilo que procuramos. Por isso, a seletividade é importante. Procura ofertas de emprego junto das pessoas certas, da tua instituição de ensino, em sites ou plataformas online. Mantém várias hipóteses em aberto, na hora de procurar.  

5. Alarga a tua rede de contactos 

Para além de responderes a anúncios ou procurar na internet é importante conversares com profissionais das tuas áreas de interesse e rodeares-te de pessoas inspiradoras, para trocar ideias sobre diferentes tipos de trabalho. Para crescer precisamos de fazer coisas diferentes, com pessoas diferentes. Por isso, nada melhor do que falares com quem está dentro da tua área de sonho. Sai da zona de conforto e começa a alargar a tua rede de contactos. É hora de deixar a vergonha de lado e começares a meter conversa. Nunca se sabe se a pessoa com quem vais falar pode vir a abrir portas ao teu emprego de sonho. Não há nada melhor do que falar com pessoas. 

6. Acrescenta valor e não pares de aprender 

Se estás à procura do teu emprego de sonho é porque tens noção das tuas áreas fortes e talentos. Por isso, faz por seres reconhecido pelos pontos positivos. É importante estares em aprendizagem contínua e continuares a investir na formação. Seja através de cursos online, formações especializadas, palestras, workshops ou até pessoas que podes acrescentar à tua rede – o importante é que nunca pares de aprender. Projetos pessoais também são uma ótima maneira de estares uns passos mais perto do teu sonho. Se tens um hobby, um projeto interessante, um blog, um podcast, ou outra habilidade interessante, usa e abusa dessa característica, enquanto procuras o teu emprego de sonho.   

7. Vive novas experiências  

Para encontrares o teu emprego de sonho, novas experiências podem ajudar a clarificar as ideias. Aventuras são sempre bem-vindas e estimulam a nossa capacidade de autoconhecimento. Quantas mais forem as experiências que vives mais ricas serão as tuas vivências. Isso vai-te permitir descobrires o que realmente gostas, enquanto exploras realidades diferentes e sais da tua zona de conforto. Não tenhas medo de mudar de área, de empresa ou de trabalho. Não tenhas medo de novas aventuras e experiências diferentes. Arrisca. O teu emprego de sonho pode estar à distância de uma nova experiência.  

8. Pensa de forma diferente 

Num mercado de trabalho tão competitivo há que destacares-te e pensares de forma diferente. Se o teu sonho parece impossível para os que te rodeiam, não deixes de acreditar. Só porque parece uma opção com pouca saída profissional, um emprego instável ou com um salário mais baixo, não significa que não seja um emprego de sonho válido e gratificante. O importante é que tenhas prazer naquilo que fazes e que te sintas realizado. Para conquistares o teu emprego de sonho, o importante é estares feliz, enquanto fazes algo de que realmente gostas, ainda que isso possa parecer estranho para outras pessoas. Afinal, as tuas diferenças e pensamento distinto podem ser uma mais-valia para alcançares o teu emprego de sonho.   

9. Luta pelo teu sonho 

Se já sabes qual é o teu emprego de sonho, une todas as forças para encontrares a oportunidade ideal. Pode demorar anos, meses ou dias, mas é importante que nunca desistas. Sê paciente e procura oportunidades de diferentes formas e em diferentes sítios. Lutares pelo teu sonho pode significar investires em formações e conhecimento ou até mudanças mais drásticas na tua rotina. Deves mentalizar-te para a mudança e estares preparado para fazer sacrifícios em prol do teu sonho. Garantimos que, no final, vale muito a pena. 

felicidade em ter um emprego de sonho

10. Não te esqueças destes passos

Para facilitar a procura pelo emprego de sonho há que ter alguns aspetos em mente. Por isso, reunimos algumas dicas essenciais para tornar esta busca mais simples

Faz o teu currículo  

Se tens dúvidas sobre o que escrever e o que não escrever no teu currículo, lê o nosso artigo no blog. Não te esqueças de o adaptar a diferentes ofertas de emprego. 

Prepara um pitch 

É importante estares preparado para todas as ocasiões. Por isso, prepara um pitch para saberes sempre o que dizer na altura certa.  

Melhora a tua presença online 

A tua presença online deve ser estruturada e consciente. Podes criar um projeto no digital, onde falas sobre as tuas paixões por exemplo. Se esse não for o teu forte há algo que deves manter sempre atualizado no online: o LinkedIn. Podes ver no nosso artigo como melhorar o teu perfil do LinkedIn para procurar emprego.  

Procura no sítio certo 

Procurar emprego online pode ser confuso. Mas nós fizemos o trabalho de casa e selecionamos os melhores sítios para procurares emprego, quando tiveres a certeza de qual é o teu emprego de sonho. Lê o nosso artigo e começa já à procura de uma oportunidade.

Ao escolheres o teu emprego de sonho deves manter a mente aberta. O significado de emprego de sonho está constantemente a evoluir e varia de pessoa para pessoa. Acima de tudo, escolhe um emprego onde te sintas feliz e valorizado e que respeite a tua vida pessoal.  

Na Salvador Caetano podes sonhar bem alto. Basta candidatares-te a uma das nossas vagas e, quem sabe, se não é aqui que encontras o teu emprego de sonho.