logo gsc

Blog Caetano

Onde procurar emprego?

Estar à procura de emprego é um processo desafiante e complexo. Não basta pesquisares ofertas, ou perguntares a um amigo se conhece alguma vaga. O melhor é utilizares as ferramentas digitais para auxiliar a tua busca. Não sabes onde procurar emprego? Então, continua a ler. Reunimos as plataformas e websites mais completos, para uma experiência mais cómoda e acessível quando procuras emprego.  

Dominar as plataformas digitais é “meio caminho andado” para estares a par das novidades e oportunidades que surgem. A internet é uma ferramenta fundamental para quem está à procura de emprego. Através do computador podemos segmentar a nossa pesquisa e afunilar os nossos interesses. Mas, para isso, é fundamental conheceres os melhores sites de emprego em Portugal. O teu futuro profissional pode estar numa das vagas de alguma das páginas que sugerimos.  

A dificuldade surge na hora de procurar online as melhores oportunidades. A oferta de sites de emprego é elevada e a pergunta que se coloca é: “Quais são, afinal, os melhores sites onde posso procurar emprego?” Não te preocupes. Nós temos a resposta! Descobre onde procurar emprego e encontra as melhores oportunidades para ti.

Sites onde procurar emprego

Portal de emprego de empresas 

Sabias que as tuas marcas e empresas favoritas podem abrir portas ao teu futuro? É só procurares as empresas onde gostavas de trabalhar e verificar se têm disponível uma plataforma de emprego, onde podes submeter a tua candidatura. Na Salvador Caetano temos um portal de emprego dedicado às nossas vagas, estágios e oportunidades profissionais e ainda partilhamos dicas de empregabilidade (e não só). Queremos facilitar o acesso de novos talentos ao mercado de trabalho.  

LinkedIn 

Não há melhor rede social do que o LinkedIn para procurares emprego e conectares-te com outras pessoas, dentro da tua área profissional. Através do LinkedIn, tens a possibilidade de aceder a vagas, interagir com as empresas onde pretendes trabalhar e entrar em contacto direto com as equipas de recursos humanos. Do que estás à espera? Já criaste a tua conta? Se sim, sabe aqui como preparar o teu perfil de LinkedIn para procurar empregoPodes ainda juntar-te aos grupos de LinkedIn, com base nas tuas áreas de interesse e encontrar oportunidades e pessoas dentro da tua área.  

Grupos de Facebook 

A par dos grupos disponíveis no LinkedIn, existem, também, grupos no Facebook, onde podes encontrar oportunidades de emprego. Seja a nível nacional, internacional, ou até na tua área de residência, podes procurar grupos de acordo com as tuas preferências e, ainda, entrar em contacto com pessoas com os mesmos interesses e formação.  

Jooble  

Jooble é uma das maiores plataformas para procurar emprego, a nível internacional. Aqui podes encontrar ofertas nas mais variadas áreas e de certeza que não vão faltar oportunidades. É uma ótima opção para redirecionares a tua pesquisa para procurar emprego além-fronteiras – por isso, podes sonhar bem alto. 

Itjobs  

Itjobs é um website especializado na procura de empregos ligados à área das tecnologias de informação e comunicação, como o próprio nome indica. Se esta for a tua área, visita esta plataforma, para teres uma experiência afunilada e seletiva.  

Indeed 

Indeed é, provavelmente, o site de emprego mais completo a nível internacional e nacional. Esta plataforma pretende focar-se nos candidatos, permitindo que estes encontrem, de forma gratuita, várias oportunidades de emprego. Aqui podes procurar ofertas, divulgar o teu currículo e encontrar empresas. Quem sabe se a tua próxima oportunidade não estará, Indeed (de facto), aqui.  

Expresso Emprego 

Sendo um dos maiores motores de anúncios de empregoExpresso Emprego pode ser muito útil para a pesquisa de um sem número de vagas disponíveis. Podes encontrar ofertas nível nacional e internacionalultrapassando fronteiras em busca do teu emprego de sonho.  

Sapo Emprego 

Sapo emprego é uma das plataformas com mais oportunidades e ofertas de emprego. Com ofertas para quase todas as áreas profissionais, o site ainda dispõe de um conjunto de artigos sobre recrutamento, para estares a par das tendências do mercado.  

Net-Empregos 

Um dos mais conhecidos websites de pesquisa de empregos é o Net-Empregos, há vários anos a divulgar oportunidades em todo o país. A quantidade de anúncios divulgados por dia é alucinante, o que pode ser uma vantagem, devido à elevada oferta ou uma desvantagem, uma vez que dificulta um pouco a procura, exigindo uma consulta regular.  

Alerta Emprego 

Com centenas de ofertas em Portugal e no estrangeiro, o Alerta Emprego reúne anúncios de várias empresas, nas mais diversas áreas profissionais. A plataforma foi criada por dois portugueses, especializados na área do recrutamento, o que permite uma pesquisa simples, mas muito completa. Podes pesquisar através da tua localização, área de formação ou função, o que permite obteres resultados personalizados. Através deste site podes receber ofertas de emprego via e-mail.  

Sites de rankings de empresas 

Dentro esta categoria inserimos duas plataformas com ferramentas interessantes. A Talent e a Glassdoor: 

Talent Portugal é uma plataforma online onde podes encontrar várias ferramentas úteis para quem está à procura de emprego. Aqui podes descobrir oportunidades de estágios curriculares, profissionais e até internacionais, entre outras opções. Para além disso podes segmentar a tua pesquisa por área de formação ou de forma geográfica. Enfim, as hipóteses de segmentação são imensas, o que vai tornar a tua pesquisa intuitiva e completa. O foco está na procura da tua empresa de sonho. Aqui conseguirás pensar no match ideal para ti.  Podes ainda participar numa das várias feiras online organizadas pela Talent Portugal, para entrar em contacto com as tuas empresas de eleição. 

Já a Glassdoor é uma plataforma americana onde antigos e atuais colaboradores podem avaliar e dar a sua opinião sobre uma empresa, de forma anónima. Esta plataforma internacional permite que os utilizadores tenham acesso a salários e outros rankings sobre várias empresas, de modo a fazerem comparações e análises, para auxiliar a sua escolha. No website é ainda possível candidatares-te a uma vaga de emprego.  

Faculdades e estabelecimentos de ensino 

São várias os estabelecimentos de ensino que disponibilizam informações e contactos com empresas. São um excelente local onde procurar emprego, especialmente se for o primeiro emprego. As faculdades podem ter uma base de dados com contactos relevantes, que podem abrir portas em algumas empresas a nível nacional e internacional, seja através de estágios de verão, curriculares ou outras experiências profissionais. 

Outras plataformas onde podes procurar emprego: 

– IEFP 
– Emprego XL 
– Carga de Trabalhos 
BEP 

Agora que já conheces alguns dos melhores sites onde podes procurar emprego está na hora de começares a pesquisar. Mas antes, toma nota, porque temos algumas dicas que podem ajudar.

Dicas de onde procurar emprego

Dicas para procurar emprego 

– Consulta os sites frequentemente. É essencial estares a par das tendências e constantemente a acompanhar o movimento dos websites, de modo a não deixares escapar uma boa oportunidade.  

– Responde a anúncios de emprego e faz candidaturas espontâneas. Num mundo tão competitivo é essencial tomar a iniciativa. Por isso, não tenhas medo de te “lançares” a uma oportunidade.  

– Prepara-te para uma entrevista de emprego. Os processos de recrutamento digitalizaram-se. Deves estar preparado para tudo e saber como agir numa entrevista de emprego online. Reunimos toda a informação para que te prepares para uma entrevista online e te destaques no momento da entrevista.

– Atenção ao teu CV. O teu currículo fala por si, ainda antes do momento da entrevista. Por isso, é importante que ele resuma o melhor de ti. Tens o currículo atualizado? Será que o teu CV tem tudo o que precisa para atrair empresas? Descobre aqui o que deves (e o que não deves) escrever sobre ti no currículo.  

– Prepara-te! Não há nada como um candidato bem preparado para o emprego. Se é a tua primeira vez à procura de emprego descobre aqui como brilhar durante a tua experiência.  

– Nunca pares de aprender. Mantém-te a par de formações, cursos e workshops na tua área. Podes aprender uma nova língua, por exemplo.  

Ofertas há muitas, mas o que procuramos são ofertas de qualidade. Podes encontrá-las nos sites que mencionamos em cima. Para procurares emprego o essencial é estares sempre em movimento. Na Salvador Caetano movemo-nos para que possas encontrar as melhores vagas de emprego, indicadas para ti. Envia-nos a tua candidatura.