logo gsc

Blog Caetano

Motivação no trabalho

Primeiramente, vamos começar por entender o que é a motivação. A motivação baseia-se no impulso para alcançar objetivos. Esta pode ser influenciada por o quanto tu queres algo, o que vais ganhar quando o alcançares e nas tuas expectativas pessoais.

Com a exigência e a competição existentes no mercado de trabalho, o fator humano acaba por ser um dos componentes diferenciais nas empresas.

A motivação no trabalho é assim tão importante?

É, claro. A motivação estabelece metas para alcançar algo, ajuda a mudar hábitos antigos, a resolver problemas, e a saber lidar com desafios e oportunidades. A motivação é importante em diversos âmbitos, é essencial para o sucesso.

Agora que já conheces o conceito e sabes que a motivação no trabalho é importante, vamos distinguir dois conceitos principais, que se distinguem pela origem da motivação.

Motivação Intrínseca vs Motivação Extrínseca

Existem dois tipos de motivação, a motivação intrínseca e a motivação extrínseca.

Motivação intrínseca: envolve a realização de uma determinada tarefa, porque de uma forma pessoal, é gratificante o fazer.
Motivação extrínseca: baseia-se no cumprimento de tarefas, com influências externas, para receber uma recompensa ou para evitar uma punição.

Apesar de ambos os tipos de motivação serem diferentes na sua origem e igualmente importantes, podem ter efeitos diferentes no empenho e na maneira que se trabalha. Quando trabalhados em conjunto, podem ser positivos no alcance de objetivos.

Numa perspetiva laboral, a motivação dos colaboradores é fundamental para o bom funcionamento das organizações, uma vez que colaboradores motivados, abraçam as suas funções e desempenham-nas com sucesso. Essa motivação tem que partir essencialmente dos líderes do local de trabalho, que precisam de a nutrir e acompanhar. No entanto, sabemos que promover a motivação pode ser uma tarefa difícil, tanto nesta perspetiva de líder, como de colaborador, que deve motivar-se a si próprio.

Como é que me posso tornar uma pessoa mais motivada?

Até determinado ponto, a motivação é algo pessoal, que tem que partir de nós mesmos. A maioria das pessoas luta para conseguir encontrar motivação. Por isso, de seguida deixamos algumas dicas que podem ajudar-te a ter motivação no trabalho, e não só:

– Define um objetivo específico e alcançável
– Pensa de que forma podes incluir esse objetivo na tua vida
– Reflete sobre o que precisas de fazer para concretizar o teu objetivo e dividi-o em tarefas mais pequenas e fáceis de concretizar
– Estabelece um período de tempo para cumprir as tarefas
– Define lembretes e revê regularmente os teus objetivos
– Convive com pessoas positivas e apoia-te nelas
– Conversa internamente contigo e pensa de forma positiva
– Procura adotar hábitos que melhorem a tua saúde mental
Recompensa-te sempre que concluíres uma tarefa
– Utiliza técnicas de meditação se sentires que precisas de relaxar e focar. Podes ler o nosso artigo sobre o impacto da meditação no trabalho e na vida.

Com isto, o que podes fazer para manteres a motivação no trabalho resume-se em refletires sobre o teu progresso. Ver o que conseguiste alcançar pode ser uma grande fonte de motivação e pode melhorar a autoestima.

O ambiente nas empresas pode influenciar a motivação no trabalho, por isso é fundamental procurares ser feliz naquilo que fazes. Para isso, podes ler o nosso artigo sobre como é que se alcança felicidade no trabalho e como aumentar a paixão pelo trabalho. Além desses, podes ler também o nosso artigo com dicas sobre como teres um bom dia de trabalho.

Lembra-te que podem ocorrer contratempos, por isso tens que desenvolver resiliência para te ajudar a não desistir. É normal que aquilo que funciona com uma pessoa, seja diferente daquilo que funciona com outras, então, numa perspetiva de motivação própria, o importante é encontrares aquilo que funciona contigo e te ajuda a manter motivação.

A baixa motivação pode ser associada a ansiedade, depressão, e outros problemas de saúde mental. A autoajuda é muito importante, no entanto, pode não ser suficiente, e por isso é fundamental procurar ajuda profissional adequada.

Na Salvador Caetano importamo-nos com a saúde mental das nossas pessoas. Por isso, contamos com a Clínica Ser Caetano para dispor um serviço de psicologia gratuito para todos os colaboradores.