logo gsc

Blog Caetano

Estágios e empregos: o caminho para o sucesso

Se há ligações importantes, a relação entre estágios e empregos é uma delas. Mas, será que vale a pena fazer um estágio? Quando é que devo fazer? As dúvidas são muitas no que diz respeito aos estágios. As opções são várias e a verdade é que não há uma resposta certa ou errada. Cada caminho é único e cada Pessoa o constrói de forma diferente. No entanto, um estágio pode, efetivamente, ser uma mais-valia durante o seu percurso profissional.  

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, ter um curso superior não é suficiente para se destacar. Aqui entram os estágios, como uma ótima estratégia para enriquecer o seu percurso profissional. Garantimos que há experiências que só um estágio ou um emprego podem oferecer.  

Algumas faculdades oferecem oportunidades de estágio curricular. No entanto, se esse não for o seu caso, não significa que não possa experienciar diferentes tipos de estágio ao longo do seu percurso profissional. As vantagens de fazer um estágio são muitas. Mas, se duvida desta afirmação, continue a ler, porque vamos convencê-lo do contrário. Quem sabe se não é um estágio que muda o rumo da sua carreira? 

Não importa qual a sua área de estudo, as suas experiências pessoais ou ambições – um estágio é uma oportunidade para todos os que querem estar em aprendizagem e melhoria contínua. Se quer saber mais sobre a ligação entre estágios e empregos fique atento aos próximos tópicos: 

a importância de estágios e empregos

Estágios e empregos: Porquê fazer um estágio? 

Ajuda a confirmar a escolha do curso 

Há decisões difíceis de tomar e a escolha do curso certo é uma delas. Se não está seguro da sua escolha e precisa de ajuda para a confirmar, um estágio pode ser a opção ideal para descobrir. Quando o assunto é a carreira profissional é natural que surjam dúvidas quanto ao caminho a seguir. Por isso, fazer um estágio pode tornar as ideias mais claras e ter uma perspetiva mais concreta de como é trabalhar na sua área de estudo.  

Deixe as incertezas de lado e candidate-se a uma experiência de estágio. Vai ter a oportunidade de sair da zona de conforto e experimentar novas tarefas, que podem ser úteis para tomar uma decisão importante para o seu percurso profissional. Para além de uma experiência rica, os estágios abrem um sem-número de possibilidades no mesmo campo profissional – ou fora dele! Assim sendo, não tenha medo de experimentar estágios em empresas diferentes.  

Porta de entrada para o mercado de trabalho 

Para além de ser uma excelente forma para ajudar a tomar decisões, um estágio (Link como brilhar no primeiro emprego) pode ser uma porta aberta para o mercado de trabalho. Através do estágio, os estudantes vão ter o primeiro contacto com o mercado e conhecer novas realidades. Este primeiro contacto é fundamental para a formação de primeiras impressões e para deixar a sua marca junto da empresa onde vai estagiar. 

Ao criar uma relação positiva com a empresa onde vai realizar o estágio está a facilitar a inserção no mercado de trabalho. Pode surgir uma oportunidade de contrato no próprio lugar do estágio, ou, caso isso não seja possível, a empresa pode recomendar o seu trabalho a outra entidade. As portas que se podem abrir são imensas. Há que agarrar as oportunidades e aproveitar ao máximo a experiência de estágio.  

Pôr a teoria em prática 

Depois de tantos anos a estudar, nada melhor do que colocar em prática tudo o que aprendemos. A verdade é que nunca paramos de aprender, ao longo da vida. Mas, um estágio dá-nos a possibilidade de estar em contacto direto com o mundo do trabalho e aplicar todo o nosso conhecimento, adquirido ao longo do curso. Teorias e conceitos são importantes, mas chegou o momento de pôr em prática o que aprendeu e mostrar que é um ótimo profissional.  

Num mundo cada vez mais dinâmico e criativo, a prática ganhou um papel fundamental na experiência profissional. Por isso, os estágios são altamente valorizados no seu currículo. Se quer saber o que mais deve colocar no seu currículo, espreite o nosso artigo.  

Todos ficam a ganhar 

A relação entre estágios e empregos é conhecida por ser uma situação win-win. Ou seja, todos os lados ficam a ganhar – quer o estagiário, como a empresa que contrata. O estudante ganha uma oportunidade e experiência única e enriquecedora, onde pode aprender, errar e desenvolver novas competências. Já a empresa ganha a hipótese de aprender com o estagiário, informar-se sobre as tendências das novas gerações, ter um candidato sem “vícios”, pronto a aprender e a trazer ideias novas para a empresa.   

É importante criar uma ligação forte e consistente entre o estagiário e a empresa, de modo a que ambas as partes se sintam confiantes e felizes com a situação. A empresa deve assegurar ao candidato deve ter todas as condições asseguradas para o desenvolvimento do seu trabalho e o estagiário deve respeitar os valores da empresa e cumprir o seu trabalho. O respeito de ambas as partes é fundamental, bem como uma comunicação positiva e saudável. Há direitos e deveres dos dois lados, que devem ser aplicados. Se isso acontecer, todos ficam a ganhar

Ganhar experiência profissional 

Este aspeto é claro e, provavelmente, a vantagem mais notória de realizar um estágio. Seja um estágio curricular, profissional, ou de verão, todos eles servem para valorizar o seu percurso profissional. Quando fizer o seu currículo ou organizar o Linkedin, para se candidatar a uma empresa, ter uma experiência de estágio vai enriquecer o seu perfil. Como já mencionamos, a ligação entre estágios e empregos é estreita. O que significa que, passo a passo, um estágio pode levá-lo ao seu emprego de sonhoSeja o estágio remunerado ou não, no início da carreira é fundamental aproveitar oportunidades e arriscar.  

Quando estiver a viver uma experiência de estágio não se esqueça de aproveitar para reter o máximo de conhecimento e informação. Participe em reuniões, ouça opiniões diferentes e prepare-se para ser desafiado. Tudo isso vai valorizar a sua experiência profissional.  

Ir além da experiência profissional 

Muito mais do que uma experiência profissional, o estágio pode ser uma incrível experiência de desenvolvimento pessoal. Enquanto estagiário vai ter a oportunidade de errar, aprender, crescer e descobrir uma nova realidade. Os conhecimentos adquiridos ao nível do desenvolvimento pessoal vão ser tão ou mais importantes do que os conhecimentos ao nível da área profissional. As primeiras experiências profissionais moldam a nossa personalidade e perceção do mercado de trabalho. Por isso, ter uma boa primeira experiência de estágio vai refletir-se ao longo do seu percurso. Se, no seu caso, não teve uma boa experiência à primeira, não se preocupe. Vai sempre a tempo de experimentar coisas novas e explorar áreas diferentes.  

experiência de estágio vai permitir conquistar novas habilidades, retirar inspirações de diferentes sítios e conhecer pessoas que guiam o nosso percurso. Todos estes elementos são fundamentais para o nosso crescimento pessoal. A inteligência emocional é cada vez mais valorizada em contexto profissional. Por isso, aprender a gerir emoções e trazer um lado mais humano para as empresas é algo que o estagiário pode e deve fazer. Nem sempre vai ser uma experiência fácil. Mas, o crescimento encontra-se, muitas vezes, nas situações desconfortáveis.  

Desenvolver novas skills 

Um estágio funciona como uma escola onde vai continuar a sua aprendizagem – principalmente se se tratar de um estágio de verão ou curricular. Por isso, vai adquirir habilidades fundamentais para a sua carreira. Sejam competências mais técnicas ou comunicacionais, de organizaçãogestão de tempogestão de pessoas, todas elas são importantes e contribuem para o seu percurso profissional. Um aspeto muito importante do estágio numa empresa é aprender a trabalhar em equipa e a resolver problemas com facilidade e perspicácia.  

Além disso, é no primeiro contacto com o mundo do trabalho que vai poder desenvolver a sua postura profissional, assumir grandes responsabilidades, entre outros pormenores que podem fazer de si um excelente profissional. Estagiar também vai permitir aumentar a sua rede de contactos, já para não falar da experiência de comunicação interpessoal, ao falar com pessoas tão diferentes e de cargos distintos.  

Fazer um estágio pode ser desafiante e exigir muito de nós. No entanto, lembre-se que o seu papel principal é aprender, experimentar, errar, reter informação e descobrir as suas paixões, para se tornar num profissional de excelência. Não tenha medo de explorar. Atreva-se a descobrir novas oportunidades ao longo do seu percurso profissional.  

 Há diferentes ofertas de estágios e empregos que pode experimentar ao longo da vida. Ainda não decidiu qual vai ser a sua próxima experiência? Descubra aqui qual o estágio que mais se adequa ao seu perfil e envie-nos a sua candidatura.