logo gsc

Blog Caetano

Formação contínua e desenvolvimento pessoal: qual a sua importância?

Para que os sonhos se tornem realidade e alcançar todos os objetivos, é necessário estar em aprendizagem contínua e apostar no desenvolvimento pessoal. É claro que é importante ter formação específica numa área, ou vasto conhecimento geral, mas a formação contínua é a chave para estar em constante desenvolvimento. Como seres humanos estamos em constante evolução. Por isso, podemos e devemos aprender sempre mais.  

Conhecimento é poder. Hoje em dia, as Pessoas procuram empresas cada vez mais atualizadas, que apoiem a formação contínua dos seus Colaboradores e que forneçam condições ao seu desenvolvimento pessoal. Estes dois pilares são fundamentais para o bem-estar das Pessoas e para fomentar uma boa relação entre a vida pessoal e profissional. Mas qual a importância de cada uma destas grandes áreas? 

Importância da formação contínua 

Num mercado de trabalho cada vez mais exigente, empresas e candidatos devem apostar na aprendizagem contínua. São cada vez mais as empresas que disponibilizam recursos e investem na formação dos Colaboradores. Afinal, trabalhadores atualizados e constantemente a desenvolver competências, são uma mais-valia para a empresa. No fundo, é uma situação win-win. Os Colaboradores beneficiam de novas aprendizagens e conhecimentos oferecidos pelas empresas e as empresas conseguem um leque de Colaboradores competentes e qualificados. 

Atualmente, é quase obrigatório aprender ao longo de toda a carreira. Os avanços tecnológicos e as exigências do mundo do trabalho obrigam a uma atualização e adaptação contínua. Afinal, há sempre algo a melhorar. E a aprendizagem pode vir em vários formatos, por exemplo, aprender uma nova língua, desenvolver soft skills, aprender sobre algo fora da nossa zona de conforto ou um novo desafio. 

O fator que distingue profissionais entre si é a sua capacidade de se destacarem. Ou seja, o conjunto de capacidades e experiências adquiridas ao longo do tempo. Consequentemente, um bom candidato vai procurar uma empresa que ofereça possibilidade de estar em atualização constante de conhecimento e formações.  

A formação pode vir em diferentes formatos. Em Portugal, começa-se a investir cada vez mais na formação profissional dos Colaboradores, por ser considerada um meio de valorização do capital humano. Por isso, deve assegurar-se o direito à formação, organizar planos de formação e reconhecer e valorizar a qualificação adquirida pelo trabalhador. Ao investir na formação dos Colaboradores, as empresas rapidamente vão ter retorno. Afinal, formação é sinónimo de produtividade e mais conhecimento.  

Ao adquirir novos conhecimentos e ferramentas, os Colaboradores podem competir num cenário cada vez mais exigente, onde a inovação, criatividade e necessidade de mudança são uma constante. Neste sentido, a formação contínua funciona como oportunidade para os Colaboradores adquirirem competências que permitem o seu desenvolvimento pessoal e a realização do trabalho com brio e qualidade. Mas, qual é a relação entre a formação contínua e o desenvolvimento pessoal? 

Importância do desenvolvimento pessoal 

Formação contínua e desenvolvimento pessoal andam de mãos dadas. Afinal, ao estarmos em constante aprendizagem estamos a investir em nós e a acrescentar valor à nossa Pessoa. É importante desenvolvermos conhecimentos em várias áreas e estarmos preparados para desafios distintos. É por essa razão que, hoje em dia, as soft skills são tão valorizadas no mundo empresarial.  

Desenvolvimento pessoal é o processo de nos melhorarmos de forma contínua, com foco em construir os nossos valores, consciência, conhecimento e competências, de modo a formar a nossa identidade. O desenvolvimento pessoal é uma parte vital do nosso crescimento e progressão enquanto ser humano. Ao permitir-se explorar várias áreas e investir em si, a probabilidade de viver uma vida repleta de intenção e confiança é muito maior – e isso vai beneficiar a sua vida profissional também.  

Quando falamos de desenvolvimento pessoal, o objetivo é simples: ser a melhor versão de nós próprios. Para isso, há algumas tarefas e hábitos que pode aplicar na sua rotina para se transformar na sua melhor versão. Desde definir uma rotina matinal, praticar exercício físico, ter uma alimentação variada ou definir uma rotina de sonohobbies, tudo contribui para o nosso desenvolvimento enquanto Pessoas. A par destes hábitos, deve investir na sua formação. Devemos procurar tarefas que nos estimulem, como a leitura, um curso online, formações disponibilizadas pelas empresas, etc. Ao investir na nossa formação, estamos a valorizar-nos pessoal e profissionalmente

Desde competências de comunicação, profissionais, pessoais ou transversais a várias áreas da vida, tudo contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal. Falar de desenvolvimento profissional é falar sobre adquirir valor de forma autónoma ou com o apoio das empresas. É por esse motivo que é tão importante a aposta das empresas na formação contínua. Mas, afinal, o que está a Salvador Caetano a fazer pela formação contínua e desenvolvimento pessoal dos seus Colaboradores? 

formação contínua e desenvolvimento pessoal

Formação contínua e desenvolvimento pessoal na Salvador Caetano 

Na Salvador Caetano acreditamos que apostar nas Pessoas e nos nossos Colaboradores é o segredo para crescermos juntos. É por isso que aqui existe a oportunidade de estar em formação contínua. Através da @cademia Ser Caetano é possível aceder a um sem número de formações, nas mais diversas áreas. Aqui, o foco são as Pessoas.  

O investimento contínuo em programas de formação adaptáveis e focados nas competências de cada Colaborador, em alinhamento com o desenvolvimento dos nossos negócios é uma prioridade. Afinal, na Salvador Caetano, a atualização de conhecimentos e aposta no desenvolvimento pessoal e profissional dos Colaboradores é uma prioridade. A formação contínua é uma mais-valia e transforma-nos em Pessoas mais ricas e informadas sobre o mundo à nossa volta. 

Através de formação online, em formato e-learning, presencial ou híbrida, os nossos Colaboradores podem usufruir de diferentes formações, com diferentes certificações e temas para todos os gostos. O desafio é sair da sua zona de conforto e melhorar competências distintas. No fundo, o objetivo é nunca parar de aprender. É a paixão pelo Conhecimento e pela Comunicação que nos move. 

Investir em formação é investir no futuro.