logo gsc

Blog Caetano

Como procurar emprego?

como procurar emprego

Estsá há muito tempo à procura de emprego? Já perdeste a conta ao número de currículos enviados e já foste a umas quantas entrevistas? Ainda não encontraste o que procuras? Sabe que procurar emprego é provavelmente uma das tarefas mais desafiantes do mundo do trabalho. Mas, não tem de ser uma dor de cabeça. Prepara-te para algum trabalho de pesquisa, uma boa dose de paciência e muita força de vontade. Segue as nossas dicas e começa já à procura do trabalho ideal para ti. 

Para procurar emprego, o ideal é estarmos a par das mudanças no mercado de trabalho e quais as estratégias que devemos seguir. Estarmos atentos é muito importante. Afinal, pensar estrategicamente é meio caminho andado para alcançares o emprego que procuras. Desde a criação do currículo até ao sítio onde procuras, tudo tem influência no sucesso da tua procura.  

Seja em Portugal ou no mundo, em casa ou no escritório temos a certeza que há um trabalho à tua espera. O importante é nunca desistires de procurar e fazê-lo de forma estratégica. Prepara-te para apontar as dicas e técnicas que sugerimos para procurar emprego e novas oportunidades profissionais. Vamos a isso? 

Dicas para saber como procurar emprego: 

Definir bem os objetivos 

O primeiro passo parece simples, mas tem muito que se lhe diga. Definires os teus objetivos é meio caminho andado para o sucesso. Mas, como definir e alinhar os nossos objetivos de acordo com o nosso emprego de sonho? Começa por selecionar as tuas áreas de interesse, de acordo (ou não) com a tua área de formação. Pensa onde gostavas de trabalhar, qual o teu horário ideal e como gostavas que fosse o ambiente no teu local de trabalho. Quando isso estiver decidido, começa à procura. Mas antes, passa pelo artigo do nosso blog e descobre como encontrar o teu emprego de sonho 

Fazer networking 

Não há nada melhor do que uma boa rede de contactos na hora de procurar emprego. Conheceres pessoas é uma ótima maneira de conseguires o emprego que procuras. É preciso seres seletivo e não preencher a tua rede com contactos desnecessários. No entanto, provavelmente já tens uma boa rede de contactos, apenas com as pessoas que conheces e fazem parte da tua vida. Basta alguma pesquisa nas redes sociais, e não ter medo de meter conversa, para que o teu networking fique mais rico e completo. O networking permite adquirires novos conhecimentos, trocar ideias, entreajuda, colaborações e, quem sabe, o contacto que precisas para conseguires emprego.  

Arriscar em novas oportunidades 

Num mundo em constantes mudanças, que continua a sofrer as consequências de uma pandemia é obrigatório seres flexível e adaptável a novas situações. Se estás à procura de emprego deves estar preparado para arriscar e saires da tua zona de conforto. Afinal, hoje em dia as possibilidades são imensas. Desde teletrabalho, a freelance, novos horários e em qualquer parte do mundo, o trabalho tem cada vez menos fronteiras e mais abertura a novos desafios. Alarga os teus horizontes e começa a procurar emprego de mente aberta. Os novos desafios do mercado de trabalho são muitos, mas temos a certeza que estás à altura.  

Saber onde procurar  

Já sabemos que procurar trabalho é um desafio. No entanto, saber onde procurar é uma tarefa ainda mais delicada. Mas, não te preocupes! Nós fizemos o “trabalho de casa” e preparamos um artigo com toda a informação que precisas para saberes onde procurar emprego. Na internet, através da faculdade, contactos, podes encontrar tudo o que precisas no artigo do nosso blog. Não faltam páginas e informações de vagas, mas é preciso saber interpretar cada uma delas e selecionarmos aquelas que realmente se enquadram com o que procuramos. Faz a tua pesquisa e encontra a oportunidade ideal para ti.  

Atenção ao currículo e ao LinkedIn 

Um bom currículo pode fazer toda a diferente na hora de procurar emprego. No fundo, o currículo e a tua carta de apresentação é a primeira impressão que uma empresa vai ter de ti. Por isso, certifica-te que o teu currículo diz tudo o que é essencial sobre ti. O resto? Fica para a entrevista. Mas, como fazer um bom currículo? Mais uma vez, temos o artigo que pode responder a todas as tuas dúvidas, para construir o currículo ideal. Para além do CV, as redes sociais têm vindo a ganhar terreno no universo do recrutamento e podem ser muito úteis para encontrar emprego. O LinkedIn é a rede social mais amiga da procura de emprego. Isso significa que deves apostar no teu perfil e investir algum tempo nesta plataforma. Sabe como melhorar o teu perfil do LinkedIn no nosso artigo. Oportunidades podem estar em qualquer rede social. 

Nunca parar de aprender 

Enquanto seres humanos estamos constantemente a aprender. A nossa formação e aquilo que aprendemos ao longo da vida são ferramentas uteis para o nosso futuro, nomeadamente na procura de emprego. Aliás, mesmo depois de conseguires emprego a formação é fundamental. Afinal, só assim contribuímos para o nosso desenvolvimento pessoal. Ainda duvidas do potencial da formação contínua? Espreite o nosso artigo e descubra o impacto incrível do conhecimento na nossa carreira. 

Desenvolver a marca pessoal 

Já conheces o conceito de marca pessoal? Pois é! Todos nós somos uma marca e há que saber vendê-la. Descobre o teu valor e aquilo que tens para oferecer. Assim, vais conseguir construir a tua marca pessoal e atrair o emprego que procuras. Este aspeto é muito útil para entrevistas e para perceberes onde é que o teu perfil encaixa. Ou seja, através do desenvolvimento da tua marca pessoal vais conseguir posicionar-te no nicho de mercado que pretendes e tornar-te reconhecido na área, oferecendo qualidades únicas, que te distinguem dos restantes candidatos. Por isso, já sabes! Investe em ti, aposta no desenvolvimento pessoal e começa a construir a tua marca pessoal.  

Preparar as entrevistas de emprego 

Um dos momentos mais importantes quando procuramos emprego é a entrevista. Há vários formatos e cada empresa tem as suas peculiaridades. Mas, a entrevista é a tua melhor oportunidade para convencer o recrutador que merece aquele lugar. Por isso é importante que te prepares muito bem e evites improvisar demais. Na nossa imagem tudo comunica. Por isso, é importante ter cuidado com o que vestimos, como nos comportamos e à forma como falamos. A precisar de dicas? Visita o artigo no blog sobre como te deves preparar para uma entrevista.  

Confiar em ti e no teu potencial 

Confiar em ti é um passo em frente rumo à tua próxima oportunidade de emprego. Afinal, a confiança é transmitida aos outros, o que pode abrir portas a um novo emprego. Sejamos honestos, não há nada mais cativante para um recrutador do que um candidato confiante, que saiba o que quer. Por isso, se sentes que a tua autoconfiança não está suficientemente trabalhada, chegou o momento de te focares nela. Começa por fazer algo que gostas e que te sintas confiante a fazer. Consome conteúdo motivador e rodeia-te de pessoas que potenciem o teu investimento e confiança. 

Estar a par das tendências de contratação 

Sempre a mudar, sempre a inovar – é assim o paradigma das contratações e do mundo empresarial. Sabias que a altura do outono é uma ótima época para mudanças? Há fases do ano mais propícias a novas contratações. Mas não são só as estações do ano que ditam as tendências. Tudo influencia a probabilidade de seres contratado. Os timings, a necessidade das empresas, situações urgentes, como o caso de uma pandemia podem alterar as tendências de contratação. O segredo é estares a par do mercado de trabalho e acompanhares as novidades através de notícias e redes sociais. Deves seguir as empresas nas quais estás interessado, para estares sempre em cima do acontecimento e da possibilidade de surgir uma nova vaga – a tua vaga.  

Ir atrás dos sonhos 

Na hora de procurar emprego vai atrás dos teus sonhos. Por mais dicas que possas ler, pedir ou pôr em prática, os sonhos devem estar em primeiro lugar. O teu emprego de sonho vai acabar por chegar, mais cedo ou mais tarde, se continuares a procurar. O segredo é nunca estares parado e acreditares. Quem sabe, o teu emprego de sonho pode nem ser aquilo que esperavas. Não tenhas medo de experimentar, mudar e arriscar.  

E se a tua próxima oportunidade de emprego estiver à distância de um clique? Se estás à procura de emprego envia-nos a tua candidatura e deixa-te levar por um leque de oportunidades imperdíveis. Ainda com dúvidas sobre como procurar emprego? Não procures mais! A resposta pode estar aqui.